setembro 05, 2012

Tenho uma loja virtual. E agora?



Levar um empreendimento para a internet requer planejamento, estratégia e divulgação.

Por Carlos Donizetti Casartelli



O mercado na WEB está aquecido e muitos empreendedores estão partindo para montar seus negócios próprios na internet.
Histórias de sucesso de idéias inovadoras no mundo virtual são noticiadas com frequência. Esse é o grande poder de atração do setor.
Realmente os números são de espantar:
O Brasil é o país é o que fica mais tempo online. Existem hoje por aqui, mais de 80 milhões de usuários e o ticket médio de compras pela internet já ultrapassa os R$ 300,00(*).
A divulgação dessas estatísticas só tende a fazer o bolo crescer, cada vez mais.
Estive no lançamento de uma nova empresa com uma ótima solução de e-commerce recentemente, numa feira de empreendedorismo do SEBRAE-SP e notei que, sem dúvidas, o estande da empresa foi o que teve o maior fluxo de visitantes durante todo o evento.
É incrível como os olhos dos novos empreendedores se voltam para a internet.
Pelas conversas que tive com os potenciais players, notei que a maioria entende que basta entrar pela internet com um produto qualquer e esperar pelo sucesso, como se fosse uma mágica.
Mas não é bem assim que a coisa funciona. Infelizmente não existe mágica e sim muito trabalho.
Também conversei com empresários que já estão no mundo virtual há algum tempo, mas seus negócios não deslancham e eles não entendem o "por que".
É importante frisar para os "net-empreendedores"  que não estão habituados com a gestão de negócios, que um empreendimento na internet é como um outro negócio qualquer.
Ele precisa de planejamento, de estratégia, de posicionamento, de logística, de conhecimento de mercado e sobretudo de divulgação, ou melhor, de divulgação com qualidade.
É importante que o empreendedor de internet saiba que na verdade o que ele tem nas mãos é um modelo de canal de comercialização. De uma loja de cosméticos a uma autopeças, se ele está na WEB tem que entender minimamente deste novo canal de vendas, além é claro, de seu mercado específico.
Só desta forma pode-se pensar em obter sucesso na internet.
E como todo negócio, também o próprio sucesso é uma variável indefinida. Não existe uma fórmula pronta.
O que existe de fato, em comum em todos os que tiveram êxito na WEB, é um caminho firme, com determinação, tenacidade, aconselhamento e planejamento, além de algum diferencial de marketing forte.
A competição no mundo dos negócios é muito grande seja qual for o setor, pode ter certeza disso.
Por isso é importante pesquisar, criar e pensar muito em encontrar um ponto de destaque diante da concorrência. Criar um diferencial para o seu negócio é fundamental, mesmo que isso envolva a busca de orientações de profissionais ou empresas especializadas no assunto.
Não esquecer também que o e-commerce é um ambiente em constante evolução.
De resto, o canal de vendas "e-commerce" tem uma tendência muito promissora.
Vale a pena suar um pouco.

(*) fonte: Buy2Joy - HotCommerce

Nenhum comentário:

Postar um comentário