janeiro 26, 2011

Cuidados para andar de moto na chuva


No verão as tempestades são frequentes, principalmente no final da tarde. A chuva chega na hora em que menos se espera e, normalmente, na hora de sair do trabalho e retornar para casa.



Se você tem sido pego de surpresa pelas tempestades de verão repentinas, seguem alguns cuidados básicos para preservar a sua saúde e a durabilidade da sua moto.





Tenha um bauleto ou baú


Se você usa a moto com frequencia, é vantajoso ter acessórios impermeáveis e um local adequado para guardá-los com segurança. O bauleto ou baú é excelente para guardar o capacete, a calça, a jaqueta, as luvas e as botas quando você está longe da moto, e quando você está em cima da moto, ele guarda sua mochila ou pasta, sapatos e qualquer outra coisa que queira.
Segundo o site, Motos Blog, o bauleto é essencial e indispensável para quem usa a moto para ir para o trabalho e faculdade.


Se possível, espere a chuva passar


As chuvas de verão são rápidas e passam em cerca de 5 a 10 minutos. Com mais 5 minutos o chão já fica propício para andar de moto, dependendo do volume da chuva, óbvio. Então proteja-se, vá para um local seguro e aguarde a chuva passar. Vale a pena esperar, mesmo que pareça perda de tempo, e ainda é muito mais rápido que ir de carro.


Se não for possível esperar, dobre seus cuidados




Estar preparado para todo tipo de situação e se precaver usando todos os recursos necessários, pode salvar a sua pele e a do carona.


Dessa forma, freie com o dobro da distância normal, acelere com o dobro de tempo, use a metade da velocidade e faça as curvas com a metade da velocidade convencional. Realize movimentos lentos e longos, evitando trancos e solavancos, aconselha o site Motos Blog.


Evite superfícies com pouca aderência


Poças, faixas pintadas no asfalto e barro são superfícies que, quando molhadas, oferecem muitos ricos pela falta de aderência aos pneus.


Manutenção em dia


Durante uma corrida na chuva é que se percebe o quanto a manutenção da moto é importante e precisa estar em dia, principalmente dos pneus e freios. Os descuidos na manutenção, podem causar sérios riscos e ter consequencias graves para você e para a sua moto.


Para informações sobre acessórios para motos consulte a loja online Acessórios Caramori. A loja online oferece acessórios para variadas marcas com preços de fábrica e entrega rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário